PROJETOS CONCLUÍDOS

Schools Go Green
Out/20 – Mar/23

O projeto Schools Go Green tem como objetivo proporcionar um programa de aperfeiçoamento dos professores, a fim de reforçar as suas competências no tratamento de questões ambientais e ecológicas, para que possam apoiar jovens alunos (pré-primário e primário) com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos a explorar questões ambientais, empenhar-se na resolução de problemas e tomar medidas para melhorar o ambiente na sua escola e na sua comunidade. Como resultado, os alunos desenvolverão competências para tomarem decisões informadas e responsáveis na sua vida quotidiana. O projeto visa promover desde cedo uma mentalidade amiga do ambiente que possa contribuir para a proteção do ambiente e prevenir as alterações climáticas.
Os documentos produzidos pelo projeto para apoiar os professores e educadores aqui.

Mais informações sobre o projeto aqui.

Nature.com
Jan/21 – Dez/22

O Nature.com foi um projeto de voluntariado individual do Corpo Europeu de Solidariedade, que pretendeu promover o voluntariado em contexto europeu e nacional enquanto ferramenta de educação não formal para a capacitação de jovens e organizações com o objetivo de promover a diminuição dos impactos das alterações climáticas e dar respostas aos desafios das comunidades rurais. O projeto foi realizado em parceria com a Associação Plantar 1 Árvore e com a Montis, tendo recebido estas instituições um total de 15 voluntários de Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha e Eslovénia.

Verde Bairro
Out/21 – Oct/22

O Verde Bairro é um projeto que visou estabelecer relações entre habitantes e o centro histórico, como ponto de promoção da qualidade de vida, através de atividades de sensibilização para as alterações climáticas e promoção da biodiversidade.
No âmbito deste projeto, a Marca – ADL desenvolveu um conjunto de atividades no centro histórico de Montemor-o-Novo, nomeadamente a implementação de um hotel para insetos, colocação de floreiras, e limpeza do espaço envolvente à Igreja de São Vicente. Ocorreram ainda Workshops de sensibilização ambiental, construção de mini-jardins e distribuição de vasos aos moradores do centro histórico.
Este foi um projeto que contou com a parceria local da associação Oficinas do Convento, União de Junta de Freguesia Vila Bispo e Silveiras, Município de Montemor-o-Novo e com financiamento do programa Bairros Saudáveis, promovido pela Direção Geral de Saúde.
Vídeo do projeto aqui.

À Volta das Conversas
Mar/18 – Jan/22

O projeto “À Volta das Conversas” foi promovido pela Associação Entretodos (Between) em parceira com a SIGMAmente e MARCA-ADL, no âmbito de uma candidatura aprovada integrada no Programa Nacional para a Saúde Mental e financiada pela Direção Geral de Saúde. O objetivo geral foi o de promover a saúde mental e o bem-estar de jovens, através do desenvolvimento de competências sociais e emocionais que possam ser mobilizadas para a prevenção de problemas de saúde mental no decurso de eventos traumáticos, incentivando à sua organização enquanto grupo e reforçando a sua resiliência. O projeto teve ainda por objetivo capacitar profissionais em contato direto com jovens, em contexto escolar, de ferramentas eficazes no reforço de fatores protetores de saúde mental, bem como sensibilizar para a identificação de sinais de sofrimento psíquico em jovens. Procurou-se ainda promover a sensibilização e a consciencialização parentais para as questões abordadas no programa, encorajando os jovens a envolver as suas famílias nas ações executadas.
As intervenções adotaram a metodologia desenvolvida pela Between, utilizada no programa “Círculos de Cidadania”, já implementada em contexto escolar, monitorizada e avaliada em termos de impacto, em parceria com o ISCTE-IUL, e que permite criar espaços de diálogo e de ação, onde os jovens se sentem seguros e acolhidos e em que podem expressar-se sem julgamento.

LIFE VOLUNTEER ESCAPES
Jan/18 – Jun/21

Este projeto foi um dos quatro apoiados pelo Programa LIFE, em toda a Europa, para ensaiar e avaliar a viabilidade de recorrer a voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade para apoiar atividades de conservação da natureza e biodiversidade. Foi um projeto LIFE Preparatório, o que significa que se destinou a gerar informação e conhecimentos que possam ser utilizados, após a sua conclusão, a uma aplicação mais alargada, tanto no contexto nacional como noutros estados membros. O projeto foi coordenado pela Montis – Associação para a Conservação da Natureza, e teve a Marca – ADL como parceiro ativo.

Mais informação em aqui.

LIFE LINES – Linear Infrastructure Networks with Ecological Solutions
Ago/15 – Mai/21

Foi um projeto financiado pelo programa LIFE + da Comissão Europeia coordenado pela Universidade de Évora e teve oito entidades parceiras, entre os quais a Marca ADL. Este projeto pretendeu ensaiar, avaliar e disseminar práticas destinadas a mitigar efeitos negativos de infraestruturas lineares em várias espécies de fauna e, simultaneamente, promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade do território em que atua, um importante corredor de transporte e energia Portugal- Espanha. Este projeto foi também financiado a 40% pelo Fundo Ambiental.

No âmbito deste projeto foi também concebido e dinamizado um viveiro de plantas autóctones e atividades de voluntariado ambiental com diferentes grupos.

Mais informação em aqui.

SECTUR – Sustentabilidade e Economia Circular no Turismo
Jun/20 – Dez/20

Este Projeto foi desenvolvido pela MARCA – ADL e pela empresa VERde NOVO, e financiado pelo Fundo Ambiental. Visou promover a ativação e capacitação de agentes e comunidades colaborativas, para o reforço de práticas de sustentabilidade e economia circular no turismo, promovendo também a partilha de experiências em dois territórios rurais – um a Norte e outro no Alentejo – reconhecidos pelo seu valor natural e integrados na Rede Natura 2000.
Entre outras atividades de formação, de partilha e aprendizagem, de criação de um plano de ação e monitorização, o SECTUR traduziu-se na criação de um manual de apoio à implementação de estratégias e práticas de sustentabilidade e economia circular no turismo, assim como num guia informativo sobre ofertas e agentes dos territórios que corporizam boas práticas a este nível. Os documentos produzidos pelo projeto podem ser encontrados aqui.

SECTUR – Sustentabilidade e Economia Circular no Turismo
Jun/20 – Dez/20

Este Projeto foi desenvolvido pela MARCA – ADL e pela empresa VERde NOVO, e financiado pelo Fundo Ambiental. Visou promover a ativação e capacitação de agentes e comunidades colaborativas, para o reforço de práticas de sustentabilidade e economia circular no turismo, promovendo também a partilha de experiências em dois territórios rurais – um a Norte e outro no Alentejo – reconhecidos pelo seu valor natural e integrados na Rede Natura 2000.
Entre outras atividades de formação, de partilha e aprendizagem, de criação de um plano de ação e monitorização, o SECTUR traduziu-se na criação de um manual de apoio à implementação de estratégias e práticas de sustentabilidade e economia circular no turismo, assim como num guia informativo sobre ofertas e agentes dos territórios que corporizam boas práticas a este nível. Os documentos produzidos pelo projeto podem ser encontrados aqui.

Tempos Cruzados / Diálogos Partilhado
Jan/19 – Jan/20

“Tempos cruzadas, diálogos partilhados” é um projeto, Financiado pelo Corpo Solidário Europeu, que nasceu da proposta de um grupo de jovens que residindo num concelho com elevada taxa de envelhecimento, propõe-se trazer para o concelho de Montemor o Novo uma nova mentalidade face ao processo de envelhecimento, quebrando estereótipos e preconceitos através da interação/diálogo entre gerações utilizando metodologias de educação não formal e de estimulação cognitiva. Desta forma, com a implementação do projeto solidário “Tempos cruzadas, diálogos partilhados” pretendemos: (1) Criar uma metodologia que contribua para a inclusão social dos idosos envolvendo jovens e comunidade local; (2) Contribuir para o bem estar dos idosos através da estimulação cognitiva e interação com jovens; (3) Contribuir para valorizar a imagem dos idosos e para a mudança de mentalidade face ao envelhecimento desconstruindo preconceitos e estereótipos pré estabelecidos entre as duas gerações; (4) desenvolver o espírito de apoio a pessoas mais vulneráveis por parte da geração mais nova; (5) fomentar os mais jovens de ferramentas e boas práticas para que possam enfrentar o seu próprio processo de envelhecimento de forma positivo e saudável; (6) desenvolver na população idosa conhecimentos sobre o seu próprio processo de envelhecimento; (7) criar um sentimento de pertença à comunidade nas duas gerações; (8) Fomentar a participação e o associativismo por parte da população jovem.

FORYOUth
Mar/18 – Dez/19

O Serviço Voluntário Europeu é financiado pelo programa ERASMUS + Juventude em Ação. A Marca – ADL é a coordenadora do projeto e reúne mais duas entidades locais como parceiras, de forma a trazer ao concelho de Montemor-o-Novo maior abertura para questões de interculturalidade e cidadania europeia, especialmente no que se refere aos mais jovens, no passado ano de 2018, a Marca – ADL e os seus parceiros receberam 4 jovens provenientes de outros países para desenvolverem, durante 9 meses, atividades no âmbito da educação não formal, intervenção com a comunidade com públicos diferenciados, conservação da natureza, cultura e património e expressões artísticas.

Youth Access to Grow
Set/18 – Jun/19

Durante 9 meses a Marca-ADL é parceira da Associação Prosec – coordenadora (Espanha), em conjunto com mais 3 países – Estónia, Bulgária e Geórgia, no projeto “Youth Access to Grow” financiado pelo programa ERASMUS + no âmbito da ação-chave KA2. O projeto que ainda se encontra a decorrer, tem como objeto criar uma rede de entidades que trabalham, ou queiram trabalhar, com jovens com poucas oportunidades, juntos, os parceiros, desenvolveram um leque de ferramentas para fomentar a participação dos jovens em projetos de mobilidade internacionais.

PT