Projetos

Duoday | Medida de Sensibilização ao Emprego para Todos




O Duoday consiste na promoção do encontro entre pares de trabalhadores
- pessoas com deficiência e/ou incapacidade, em contexto real de trabalho.
Esta metodologia culmina num dia, em que em várias entidades empregadoras, empresas/ associações/ administração pública, recebem as pessoas com deficiência e/ou incapacidade conforme as parcerias estabelecidas segundo os interesses das partes envolvidas.

Objetivos
Contribuir para a inserção das pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho, melhorando a sua qualidade de vida.
Envolver diversos agentes da comunidade e a rede de profissionais da inserção social na resolução da problemática da inserção profissional das pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Descobrir e valorizar as competências e capacidades das pessoas com deficiência e/ou incapacidade para a prática profissional.
Permitir que as pessoas com deficiência e/ou incapacidade contactem com experiências reais do mundo do trabalho e descubram os desafios de um emprego ou de um negócio.

Este projeto é desenvolvido em parceria com a Agence pour une Vie de Qualité (AVIQ), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), Casa João Cidade - Comunidade Sócio Terapêutica, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias N. Senhora da Vila, N. Senhora do Bispo e Silveiras, Associação 29 de Abril, Cercimor – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados CRL, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício (AEMFP) e Agrupamento de Escolas nº 4 de Évora (AG4) e com o apoio da Redes Energéticas Nacionais (REN)



  Download do Documento

Voluntariado




A Marca ADL promove diversos programas de voluntariado, potenciando dinâmicas de interajuda local e relações com outros territórios, envolvendo a participação de diversos agentes como organizações sem fins lucrativos, empresas, grupos informais e cidadãos.

Nos diversos projetos implementados pela associação, é promovido sempre que se justifique a participação voluntária de cidadãos e de outras entidades que manifestem interesse na dinamização desses projetos. Destacam-se neste âmbito a Bolsa de interajuda para a cidadania e o voluntariado jovem.


Promoção dos Produtos locais | Selo de Origem de Produtos de Montemor-o-Novo




A Marca desenvolve um conjunto de ações no sentido de promover os produtos do concelho de Montemor-o-Novo, nomeadamente, ações de sensibilização e formação para o consumo de produtos alimentares locais com base em receituários tradicionais e contemporâneos, estando também a mediar a criação de um mecanismo de diferenciação de produtos e serviços que valorizem o património natural e cultural da região, envolvendo neste processo cidadãos, produtores e entidades,


Núcleo de Apoio ao Associativismo




O Núcleo de Apoio ao Associativismo Local no concelho de Montemor-o-Novo pretende ser um ponto de suporte, de encontro e convergência para as associações do concelho visando a dinamização e capacitação do sector associativo.


ESPAÇO COWORK | Apoio à Empregabilidade e ao Emprego




Espaço de trabalhado partilhado, que visa a satisfação de necessidades de inter-ajuda, acesso a meios básicos de trabalho (condições físicas adequadas, secretária, sala de reuniões, internet, telefone, etc.) e/ou a formação específica/especializada por parte de habitantes empregados ou em situação de desemprego ou auto-emprego.


Núcleo de Flora Silvestre 2015/2020




O projeto visa a instalação de um viveiro de espécies silvestres através de parcerias com a Universidade de Évora e Município de Montemor-o-Novo, com apoio do Programa LIFE+.
O Núcleo de Flora Silvestre tem também por objetivos promover o voluntariado e a participação em atividades de conservação de flora silvestre e de recolha/propagação de variedades agrícolas tradicionais exclusivas da região.


Empreender + em Montemor 2015/2016




O projeto Empreender + em Montemor é um projeto que surge no âmbito dos Contratos
Locais de Desenvolvimento Social (CLDS+). Estes são projetos financiados e acompanhados
pela Segurança Social que visam de forma multissectorial e integrada promover a inclusão
social dos cidadãos através de ações a executar em parceria, que permitam contribuir para o
aumento da empregabilidade, para o combate de situações críticas de pobreza,
particularmente infantil, de exclusão social em territórios vulneráveis. Estes projetos
apresentam-se estruturados em três eixos de intervenção:

Eixo I – Emprego, formação e qualificação

Eixo II – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil

Eixo III – Capacitação da comunidade e das instituições


O projeto “Empreender + em Montemor” (2015 / 2016) foi coordenado pela Associação Terras
Dentro e desenvolvido em parceria com a Cercimor. A Marca realizou atividades no âmbito dos
três eixos de intervenção indicados, porém esteve responsável principalmente pela execução
das atividades do eixo III.